Programa

09:00 | Chegada dos participantes
09:30 | Abertura

Fernanda do Carmo, Diretora-Geral do Território (DGT)

Miguel Miranda, Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA)

Fausto Brito e Abreu, Diretor-Geral de Política do Mar (DGPM)

Paulo Ferrão, Presidente do Conselho Diretivo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

10:00 | Portugal na Agência Espacial Europeia - Programa de Observação da Terra

Luís Serina, FCT

10:15 | Estação de Santa Maria, passado, presente e futuro

Delfim Rego, EDISOFT

10:30 | A Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço

Francisco Wallenstein, Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia, Açores

A Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço

10:45 | Pausa para café
11:05 | Características das imagens dos satélites Sentinel

João Catalão - FCUL

"Características da Missão Sentinel 1"

A missão Sentinel-1 é a missão RADAR da ESA desenvolvida no âmbito do programa Copernicus. A missão Sentinel-1 é composta por dois satélites clones que partilham o mesmo plano orbital com um desfasamento de 180 graus garantindo um período de revisita de 6 dias.

A missão Sentinel-1 opera na banda C das micro-ondas com duas polarizações e quatro modos de aquisição de imagem com diferentes resoluções espaciais (5m - 100m) e cobertura (80km- 400 km). O instrumento SAR (Synthetic Aperture Radar) tem a vantagem de operar em quaisquer condições atmosféricas de dia e de noite. Esta caraterística única nos sistemas de observação da Terra possibilita a monitorização de forma consistente e regular de vastas áreas da terra, do mar e dos gelos.

Nesta comunicação serão apresentadas as principais caraterísticas da missão Sentinel-1 com enfase no processo de aquisição RADAR na interação coma superfície e parâmetros orbitais.

Mário Caetano - DGT

"Características das imagens do satélite Sentinel 2"

Nesta apresentação vão ser descritas as principais caraterísticas do satélite Sentinel-2 e das suas imagens. Serão também apresentados vários exemplos de possíveis composições coloridas através da apresentação de aquisições sobre Portugal Continental e enaltecidas as potencialidades de utilização para este tipo de dados de Observação da Terra.

11:20 | IPSentinel - O que é e que funcionalidades disponibiliza

Arquitetura da infraestrutura, Bruno Anjos, IPMA

Funcionalidades, Marisa Silva, DGT

11:40 | Apresentações de casos de estudo e aplicabilidade das imagens Sentinel 1 e 2

Ana Fonseca - LNEC

"Utilização de dados Satélite Sentinel 1 no LNEC"

O LNEC utiliza dados do Satélite Sentinel 1 em dois projetos em curso:

  • O projeto INFRASAR – «Aplicação de técnicas avançadas de interferometria radar na determinação de deslocamentos em infra-estruturas» do Plano de Investigação e Inovação 2013-2020 (P2I) do LNEC; este projeto utiliza imagens do satélite Sentinel 1 para determinar deslocamentos em infra-estruturas como barragens, edifícios, vias de comunicação e zonas urbanas e para caracterizar a subsidência nas zonas envolventes dessas infra-estruturas.
  • O projeto H2020 Co-Resyf Coastal Waters Research Synergy Framework; este projeto visa criar uma plataforma na cloud, que facilita a integração de dados de EO em atividades de investigação multidisciplinares; esta plataforma será dirigida a utilizadores inexperientes e a especialistas em investigação costeira.

Giuseppe Cornaglia  - Autoridade Nacional de Proteção Civil

"Sentinel 2 e Copernicus EMS Forest fires 2016 damage assessment"

Ativação Copernicus EMSN032 Risk and Recovery.  Delimitação e avaliação de danos ocorridos nos grandes fogos florestais de 2016 usando Sentinel 2  / NBR (Normalized Burn Ratio) bandas B08 e B12, 20 metros resolução. Produção de mapas temáticos 1:25.000, delimitação de danos em 3 classes: Muito queimado (vermelho), parcialmente queimado (amarelo) e não queimado (verde).

João Catalão - FCUL

"Aplicações SAR e INSAR da missão Sentinel-1"

As imagens SAR dos satélites Sentinel-1 são imagens complexas com informação da intensidade do sinal retro-disperso e da fase do sinal. A informação de fase de duas imagens SAR adquiridas em tempos diferentes, mas com a mesma geometria, é usada para calcular uma imagem interferométrica ou interferograma. A interferometria diferencial radar de abertura sintética (DInSAR, Diferential Interferometric Synthetic Aperture Radar)) possibilita o mapeamento da intensidade e padrão de deformação da superfície terrestre com uma precisão milimétrica.

Nesta comunicação serão apresentados exemplos de aplicação das imagens SAR e das imagens INSAR na medição da topo-batimetria intertidal, avaliação do ciclo fenológico das plantas, medição da deformação causada por um sismo, mapeamento do vapor de água da atmosfera e medição de processos lentos de deformação da superfície.

José Miguel Campos - Spin.Works

"MAPP: Deteção remota em agricultura de precisão com base em drone e Sentinel"

Lídia Quental - LNEG

"Sentinel 2 – contributo para o conhecimento geológico e recursos minerais"

As imagens Sentinel 2 são processadas com o objetivo de incrementar o conhecimento geológico e enquadramento de ocorrências minerais, nomeadamente, para suporte na definição de limites litológicos e compreensão de modelos genéticos. Exemplifica-se a N e S de Portugal o contributo da informação espetral.

Mário Caetano - DGT

"Monitorização de ocupação/uso do solo com Sentinel 2"

Nesta comunicação será reportada uma análise comparativa da utilização de imagens Sentinel 2 e Landsat 8 para produção de cartografia de ocupação/uso do solo. Na segunda parte será demonstrada a utilização de Sentinel 2 para cartografia dinâmica de cortes florestais através do processamento de índices de vegetação. 

Nuno Moreira – IPMA

"Perspetiva de utilização de dados Sentinel nos centros operacionais de previsão meteorológica do IPMA"

12:20 | Encerramento